Animais também necessitam de cuidados durante o isolamento

Animais também necessitam de cuidados durante o isolamento

Na atual crise mundial decorrente da pandemia de Covid-19 é notória a importância do isolamento para reduzir os riscos de disseminação da doença, entretanto sabemos que esta situação pode ser mais fácil para algumas pessoas do que outras. O cenário incerto e a solidão podem resultar no aumento da ansiedade, depressão, angústias e outros transtornos emocionais. É nessas horas que os animais de estimação ganham importância especial. São inúmeros os benefícios que os animais de estimação desencadeiam para a saúde física e psicológica dos seres humanos.

Estudos publicados no American Journal of Cardiology mostram que pessoas que convivem com animais de estimação apresentam menor índice de estresse e maior controle na pressão arterial, o que reduz as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos. “Não apenas a relação direta com os animais colabora com a saúde mental e física, mas o estabelecimento de uma rotina que permita aprender novas habilidades, novos conceitos, em como conhecer o seu animal e estabelecer a melhor relação entre ambos, torna o isolamento social uma maneira de cuidar da saúde em geral”, explica a professora Viviana Xavier, do Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas.

Com tantos benefícios em se conviver com um animal, a adoção de cães e gatos disparou durante a pandemia. Organizações Não-Governamentais (ONGs) de proteção aos animais estimam que a procura aumentou cerca de 50%. Entretanto, nem só de afeto é feita a relação com um pet. Esses animais requerem cuidados que implicam em dedicação de tempo e investimento financeiro. Resultado da crise gerada pela pandemia, o número de abandono de animais também aumentou, o que acende o alerta para a importância da adoção responsável. Antes de se tornar tutor de um animal, alguns fatores devem ser considerados.

“Existem situações que essa interferência humana pode modelar a conduta animal de forma negativa, por despreparo em saber lidar e interpretar de maneira correta os sinais emitidos pelos animais, bem como entender e aceitar os seus limites, o que ocasiona comportamentos estereotipados e agressividade”, alerta Viviana. Portanto, antes de adotar, é necessário entender as características da família que receberá esse animal, para evitar escolhas inadequadas. Faixa etária, comportamento, personalidade, espaço e tempo disponíveis são alguns dos fatores que devem ser considerados. “A introdução irá exigir, além de amor e carinho, um treinamento deste novo integrante a esta nova família. Alguns ajustes ambientais podem ser necessários, assim como buscar sempre informações sobre a espécie que está adotando. Todo animal de estimação também exige uma parte do orçamento familiar”, alerta a professora, ao lembrar que gatos podem viver de 15 a 20 anos e, dependendo da raça, um cão pode permanecer na família por uma média de 10 a 15 anos.

Animais domésticos podem contrair ou transmitir coronavírus?

Se você já possui um animalzinho de estimação ou decidiu, de forma responsável, adotar um durante a pandemia, deve se questionar: animais contraem ou transmitem coronavírus? Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que há vários tipos de coronavírus. De acordo com a professora Viviana, os pets podem contrair um vírus específico, entérico, que pode desenvolver diarreia leve em cães e gatos. “Porém, em gatos, ele pode sofrer mudanças estruturais e ocasionar uma doença grave na espécie conhecida como peritonite infecciosa felina, mas que não é transmitida para outras espécies ou para o ser humano”, alerta.

Quanto ao coronavírus transmissor da Covid-19, existem evidências limitadas de que cães e gatos possam ser infectados e não existem evidências de que possam ser fonte de transmissão para outros animais ou humanos. Embora não haja relatos, a professora recomenda que pessoas contaminadas evitem o contato com animais. Além disso, ela orienta que sempre se lave as mãos antes e depois de interagir com os pets. “Em época de cuidado redobrado com saúde e com higiene, os cães e gatos também necessitam de atenção”, explica.

Deixe uma resposta