Gatos inteligentes – Bichanos mais espertos do mundo

Gatos inteligentes – Bichanos mais espertos do mundo

Todo dono de gato vai jurar que seu gato é inteligente e simplesmente sabe das coisas. Quem não gosta de gato, vai jurar que eles são sim inteligentes, mas usam isso pro mal e um dia, certamente, irão dominar o mundo.

A inteligência, para fins de determinar o que é, pode ser considerada como a junção de capacidades como memória, processamento de informação e sua resposta, capacidade de aprender, observar e reter o que aprendeu. Os felinos apresentam tais capacidades, a grosso modo, portanto gatos inteligentes existem, ainda que nem de perto se assemelhem à inteligência apresentada na raça humana.

É indiscutível que os cães, em geral, aprendem mais e, consequentemente, reproduzem aquilo que aprendem, com mais frequência e facilidade do que os felinos, além de terem seus sentimentos comprovados cientificamente. Mas isso não significa que são mais inteligentes que os gatos, apenas que se diferem na forma como demonstram.

Procurando por Pet Shop?

O gato aprende truques, mas não vai mostrar só para agradar o dono, ele vai usar tal truque se lhe convir, seja porque quer agradar o dono, seja porque está com vontade de brincar ou simplesmente porque está interessado na recompensa. A motivação muda, mas esses gatos inteligentes possuem uma capacidade evidente de aprendizado.

Há um estudo da Universidde de Oxford que confirma que, de fato, os gatos não são tão inteligentes quanto os caninos. Os quesitos estudados foram: cérebro, domesticação, capacidade de afeto, popularidade, entendimento, resolução de problemas, vocalização, adaptabilidade, super sentidos, ecológico e utilidade.

Os cães se destacaram pelos fatores ligados à obediência, enquanto os gatos demonstraram serem mais ecológicos e terem sentidos mais aguçados, porém não se preocupam em socializar com as pessoas e não tem o senso de apego tão grande quanto o do cão.

Raças mais inteligentes

Algumas raças apresentam maior capacidade cognitiva e as outras capacidades já citadas anteriormente como fatores relacionados ao conceito de inteligência. Pensando nessas características, as raças de gatos mais inteligentes são: o Angorá Turco, o Siamês, o Sphynx, Balinês e o Bengal.

Essas raças são as raças felinas que demonstram maior sociabilidade e afeto à família (quesitos nos quais os gatos perderam para os cães na pesquisa da Universidade de Oxford), além de apresentarem uma alta capacidade de aprender. Esses gatos aprendem truques e são capazes de reproduzi-los, além de serem facilmente treinados.

Quem usa coleiras em gatos para levá-los para passear sabe que o adestramento dos bichanos pode não ser uma tarefa tão fácil assim de ser realizada, mas essas raças de gatos inteligentes tendem a aprender até a usar a coleira, com facilidade.

Fonte: CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/gato/gatos-inteligentes/

Deixe uma resposta