Sagui – Como cuidar desse macaquinho

Sagui – Como cuidar desse macaquinho

Sagui- Como Cuidar desse Macaquinho

Mas antes, você precisa saber tudo que esse bichinho precisa, para que você não se arrependa depois e tenha um problemão!

Por isso nós estamos aqui! Vou te mostrar tudo o que você precisa saber para ter esse camaradinha na sua casa.

Bora lá!

Características do Sagui

Esse bichinho é pequeno mas vai ter uma vida relativamente longa, podendo viver cerca de 30 anos com você.

Mas você não vai poder ter o seu logo que nascer, pois os saguis tem que ficar com a mãe até os 5 meses de idade, então você só vai ter o seu depois desses 5 meses.

Tem quem diga que o sagui pode ficar agressivo, mas é que ele tem o temperamento de uma criança e tem instintos, se ele se sentir ameaçado de alguma forma, ele pode ser agressivo, mas isso não é o tempo todo.

Mas ele tem um temperamento forte, não gosta de ser controlado. É ágil, brincalhão e muito inteligente.

Quando é criado como pet, tem uma ligação muito forte com o dono.

“Ahh que bonitinho, vou dar um desse pro meu filhinho!”

Não te indico a fazer isso não. Ele exige um manejo diferente, por isso não é indicado para uma criança.

Ele tem esses tufinhos do lado da cabeça e uma cauda longa. A cor dos pelos podem variar, mas a mais comum é com os pelos pretos e a cabeça com esses tufinhos brancos. Também tem unhas compridas que parecem garras.

Alimentação do Sagui

Muito se engana quem acredita que macacos só comem banana. O sagui é onívoro e insetívoro, ou seja ele come carnes, veduras, frutas e insetos.

Os insetos que podem ser dados para o seu sagui são tenébrios, grilos, larvas, etc. De carnes pode carne e frango.

Também pode queijo branco, arroz integral, feijão, lentilha, ervilha, bolacha de água e sal, iogurte, milho cozido, pão, leite e muitas outras coisas.

O sagui pode comer frutas como: mamão, banana, maçã, uva, manga, laranja. Os legumes podem ser oferecidos cozidos e sem sal. Podem ser oferecidos quiabo, vagem, batata-doce, cenoura, inhame e beterraba.

Também pode ser dado ração para o seu sagui. Aliás, já existe no mercado ração específicamente feita para esse pet.

Ter uma dieta variada e equilibrada é bem importante para manter o seu sagui bem nutrido e saudável.

Nem embutidos, como a salsicha, nem chocolate podem ser dados para sagui. Também não pode dar ratos, carne fresca e barata de esgoto.

Só Sagui de Criadouro Legalizado

Você até pode ter o sagui como pet, mas tem que ter toda uma documentação, porque ele não é considerado um animal doméstico como cachorro, gato, rato, porco, galinha, etc. Os que já são considerados domésticos não precisam de documentação de criadouro legalizado.

Animais silvestres e exóticos precisam de documentação e liberação do IBAMA.

“Que documentações são essas?”

O animal deve vir microchipado (isso varia de animal para animal, por exemplo, pássaros precisam ter anilha), tem que ter a nota de onde você está adquirindo o animal.

No caso do sagui, você precisa garantir o espaço adequado pra ele também. Só depois disso você consegue ter um sagui.

Não adquira um animal não legalizado! Fazendo isso você incentiva o tráfico de animais, que judia dos bichinhos e muitos deles acabam morrendo no trajeto que é feito em condições horríveis.

Você também pode ser preso e pagar uma multa salgadinha se for pego com um animal ilegal. E você não quer isso, né mancebo?

Veterinário

É importante que você tenha uma reserva para uma emergência, caso seu bichinho fique doente.

Os macacos podem sim transmitir doenças para seres humanos, não é a toa que eles tem certas semelhanças com os seres humanos. Da mesma forma, você também pode passar doenças para o seu macaquinho sagui.

Até mesmo dar alimentos que você mordeu ou teve algum contato com a sua saliva podem transmitir doenças para esses bichinhos. Por isso, não deixe que o seu sagui entre em contato com sua saliva, de jeito nenhum!

Uma mudança comportamental pode significar doença, não importando se o animal ficou mais agressivo ou mais amoado, ambos os comportamentos podem ser sinais de uma doença. Caso isso aconteça, vai logo no veterinário!

Habitat do Sagui

Quanto maior o espaço do sagui melhor, mas o viveiro tem que ter no mínimo 120 cm x 60 cm x 60 cm.

Também não pode só ter o viveiro. Dentro dele tem que ter um local para dormir, puleiros, potinho de comida, água sempre disponível e brinquedos.

Para criar um ambiente bacana para o seu sagui, você pode colocar uma árvore nesse viveiro, cordas e balanços, assim ele brinca e tem um enriquecimento ambiental.

Não coloque os potinhos de água e comida embaixo dos poleiros. Aliás, os potinhos de vidro e aço inox são os mais indicados para que seu sagui não fique intoxicado.

Para a toca do seu bichinho, você pode usar uma caixa de madeira ou fibra de coco colocada no alto. Essa caixa deve ter, no mínimo, 30 cm x 15 cm x 15 cm, com uma abertura de 12 cm.

Local ideal

Você vai precisar passar de 15 minutos a 30 minutos por dia no sol com seu sagui todos os dias, mas tem que ser ou no começo da manhã ou final da tarde. E isso vai ser muito bom pra você que está pálido de tanto tempo que passa na tv e no computador. Olha como esse camaradinha é legal, vai te levar pra pegar um bronze!

Você também pode garantir que no viveiro dele bata sol por um certo período do dia, que seria os que eu disse agora. Mas não pode ter vidro na frente, se não, não vai adiantar nada. Tomar um sol é essencial para a saúde do seu sagui.

Não deixe o viveiro em um lugar que pegue correntes de ar diretas.

Mas lembra mancebo, nunca libera esse ou qualquer animal na natureza, isso pode causar um terrível dano ao equilíbrio ambiental, pois podem se multiplicar rapidamente e matar aves, roedores, afetando o ambiente.

Brinquedos

Como eu já disse, eles são iguais a crianças. Então não surpreende ele ser curioso e brincalhão. Por isso algo que não pode faltar é os brinquedos para ele. Para que ele não enjoe dos brinquedos, reveze. Deixe uns brinquedos guardados, depois troque com os que estão na gaiola.

Limpeza

A limpeza é importante para manter a saúde do seu bichinho em dia. Por isso, você deve limpar o viveiro com frequência. Pelo menos 1 vez no dia.

A limpezas dos alimentos também devem ser feitas, antes de oferecer ao seu pet, tá ok?

Os potinhos de água e de comida devem ser limpos diariamente, sem excessão. Também devem ser limpos os brinquedos todos os dias.

É importante lembrar que manter o ambiente do seu animal limpo evita que ele tenha problemas de saúde. Alguns microorganismos podem ficar ali, só porque você ficou com preguiça de limpar. Então não subestime a importância da limpeza do ambiente dos animais.

Manejo e Exercícios

É importante que você maneje sim seu animal, mas é importante ter cuidado, pois ele pode ficar estressado.

Se ele estiver com olhos opacos ou distantes, recusa comida e água, come cocô, está mais lento, com machucados ou fezes moles pode ser um sinal de que o animal está estressado, ou doente.

Deixar o bichinho sozinho também não é legal. Na natureza eles andam em grupos, então ele precisa dessa interação. Se você não tem disposição para ficar com o bichinho e cuidar dele, é melhor não ter.

Se o viveiro do sagui for pequeno, pelo menos 1 vez ao dia ele tem que ser solto para se exercitar.

Mas, cuidado! Ele pode fugir e se machucar, então solta ele em um cômodo que esteja com janelas e portas fechadas, para mantê-lo em segurança. Mantenha escondidas coisas que possam machucá-los ou que são muito importantes para você.

Qual o valor de um Sagui

Ao contrário do seu parceiro macaco prego, o sagui não tem um preço tão assustador para alguns, cerca de R$3.000,00 e R$4.500,00 você já encontra um legalizado.

Também lembre-se de que não é só com o custo do animal que você vai ter que lidar. Você também vai precisar arcar com os custos de alimentação, veterinário e da construção do viveiro.

fonte: https://bichoideal.com.br/sagui-como-cuidar-desse-macaquinho/#:~:text=Voc%C3%AA%20at%C3%A9%20pode%20ter%20o,de%20documenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20criadouro%20legalizado.

Deixe uma resposta